Viva com entusiasmo. Viva como se hoje fosse último dia de sua vida. Viva tudo que com intensidade e paixão. Agindo assim, atrairá toda oportunidade do mundo para você.

Falar sobre entusiasmo é simplesmente fascinante, pois é uma característica intrínseca em todo ser humano, que é definida por uma explosão de alegria, de excitação, de admiração. Palavra que deriva do grego, enthousiasmos que significa “ter um deus interior” ou “estar possuído por um Deus”. Assim devemos levar nossas vidas. E não estou aqui falando de religião, mas de espírito. Ter em nosso espírito o entusiasmo de uma criança, quando corre atrás de um brinquedo qualquer como se aquele fosse o Deus dele naquele momento.

Será que podemos falar que somos sempre entusiasmados? Não, na maioria das vezes não. Mas qual seria o motivo que não trabalhamos ou vivemos com entusiasmo? Essa questão pode-se resolver. Falta-nos autoconhecimento para saber exatamente qual é a nossa missão, nosso propósito, para que viemos nesse mundo. A vida moderna, com a correria do dia-a-dia, na rotina maluca de nossos dias, nos leva a um grau de alienação, que nem percebemos e acabamos por passar por esse mundo sem se quer questionar o porque estamos fazendo e para onde estamos indo. E dentro dessa rotina, incluo os prazeres de festim que acabam sempre em excessos de todas as sortes, expostos e vendidos abertamente (sem censura) nas propagandas de cerveja. Porém, são entusiasmos de festim. Apenas fogos de artifícios. Uma alegria fugaz que gera milhões de dólares para os que exploram esse mercado.

Porém, entendo que, podemos virar o jogo. Podemos mudar a direção de nossas vidas tornando-a menos entediante. Se ter entusiasmo é ter um espírito divino habitando nossas vidas, podemos fazer muito mais com esse poder. Pense na capacidade que você tem de revolucionar sua vida, agindo com entusiasmo, com inteligência para aquilo que realmente lhe é importante. Sendo assim, o primeiro passo é definir o que é importante para você. O que lhe traz alegria além da mesma balada do final de semana? O que em você faz – toca um instrumento, concerta coisas, sua profissão, pedalar, fotografar, escrever, inovar, desenhar, pintar etc. que você está deixando de lado por não dar o valor necessário para aquilo que é importante em detrimento para aquilo que é rotineiro. Você pode achar estranho fazer mudanças em sua vida, mas com certeza é muito mais esquisito agir da mesma forma o resto da vida. Investir em nada, abrir sempre as mesmas portas, dizer sempre as mesmas coisas, é fadar o livro de sua vida a páginas em branco.

Por isso, a ideia é viver cada dia como se fosse a ultima vez. Se perguntar: se hoje fosse o último dia de minha vida, o que gostaria de fazer que faria entusiasmadamente? Faça uma lista de todas as coisas que gostaria de fazer, e comece agora a realizá-las. Faça um planejamento. Das mais simples, como aprender a nadar, como as mais complexas, como tornar-se o CEO de uma grande empresa. Essa segunda me chama mais a atenção. Será que o CEO de uma grande organização, nasceu CEO. Não. É claro que não. Ele percorreu uma grande jornada na vida dele, para conseguir esse feito. E o fez sempre sem perder o entusiasmo, sem perder a alegria, pois se não quisesse esse posto com certeza outro estaria ocupando esse lugar. Com certeza, tiveram pessoas os quais admirou, as quais passaram por seu caminho que alimentaram o seu entusiasmo para atingir seu objetivo. Pessoas comuns que encontrou num dia de resignação que lhe deram um conselho, que rapidamente fez-lha acender a chama do espírito divino que estava ali por se apagar.

Chama esta que deve ser alimentada com muita dedicação e sacrifício. Entusiasmo que vai levá-lo a crer, que pode realizar seu sonho através de uma fonte inesgotável de alegria que brota de sua alma aventureira e desafiadora. Ria dos problemas que surgiram no meio do caminho, viva com o entusiasmo essa centelha de vida que lhe foi dada, pois quando chegar a hora de olhar para o que viveu, com certeza um sorriso satisfeito iluminará sua face, alimentando a chama de outros que virão depois de você.

 

Anúncios